JUSTIFICATIVA:

A presente matéria tem por objetivo superar e modernizar as questões de iluminação pública no município de Sorocaba, um dos maiores gargalos existentes na Cidade, ruas extremamente escuras e sensação de insegurança em toda a população.

Sabe-se que o material usado nas ruas dos bairros já está ultrapassado, lâmpadas de vapor de mercúrio, além de não ter eficiência em claridade o custo de consumo é exorbitante gerando uma despesa considerável aos cofres públicos. Contudo necessita-se de um planejamento minucioso em questão, com uma proposta de modernizar, dar eficiência ao serviço e principalmente diminuir custos, para o município e contribuir com o Estado e a União nesse sentido.

Segundo dados levantados pelo Programa Nacional de Iluminação Pública e Sinalização Semafórica Eficientes, conhecido como Reluz, do Governo Federal, a iluminação pública no Brasil corresponde a aproximadamente 4,5% da demanda nacional e a 3,0% do consumo total de energia elétrica do País. Isso equivale a uma demanda de 2,2 GW e a um consumo de 9,7 bilhões de kWh/ano.

Por outro lado, podemos destacar também que a maioria da energia do País é produzida por hidroelétricas que além de questões ambientais relacionadas, em tempos de seca quem sofre com altos custos é o trabalhador Brasileiro. Contudo o município de Sorocaba deve procurar meios de superar tais problemas e adequar as novas realidades impostas, garantindo melhor qualidade nos serviços de iluminação.